Sinto-me asmático

Final de tarde. As nuvens reflectem os últimos raios de sol. O vento sopra e sente-se o gelar das mãos. Tenho de ir correr. Se não o fizer sei que irei penar daqui a uns dias no K42. As dores de cabeça já me passaram e sinto-me como se estivesse a sair de casa.

O único sítio onde posso correr é ao longo da Panamericana Sur, estrada que liga o Perú à Bolívia. Esta estrada bordeja o Lago Titikaka. O Menezes bem que podia vir aqui fazer um workshop sobre passadiços e arranjos urbanísticos.

Começo a correr. Ao fim de 500 m a passo de caracol já estou a bufar. Sigo na direcção de Puno. A estrada é plana. Estou a cerca de 3900 m de altitude. Sinto o vento frio nas mãos. Tento acelerar o ritmo para aquecer. Ao final do primeiro km sinto-me melhor que na última corrida.

Para além da carência de O2 tenho o incremento de CO e de CO2. Sinto-me a correr na Nacional 1. Os faróis dos camiões fazem-me perder a visibilidade por breves instantes.

Quase a chegar ao km 3 aparecem-me uns cães. No stress. Pelo tamanho não impõem grande respeito. Isto até ao momento em que vejo um cão a ladrar a vir disparado na minha direcção. Tou f*****! Continuo a correr sempre a olhar para trás com o olhar fixo nos dentes arreganhados e na baba pendurada no focinho da besta. Tou f*****!

Virei-me ao animal aos berros e com os braços no ar. Ficamos a olhar um para o outro a medir forças. Ganhei! Mal nos distanciamos uns 10 m peguei logo em duas pedras pelo sim, pelo não.

Voltei para trás. Não me apetecia ter muitos mais destes encontros com a vida animal.

Quase a chegar ao ponto de partida dou por mim no seguinte estado: dores musculares, nada; cansaço físico, nada; correr, nada! Sinto-me impotente. As pernas não andam mais rápido. Pareço um asmático.

Decido então fazer umas rampas curtas mesmo em frente do hotel. Fiz uma! Desisto.

Estas corridas têm servido para elevar a minha consideração pelos praticantes de alta montanha.

É brutal!

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 opiniões sobre “Sinto-me asmático”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s