Going down!

O dia começou cedo. Saí de Águas Calientes e fiz a subida até Machu Picchu a pé. Demorei um pouco mais que uma hora mas foi o suficiente para chegar a pingar. Apesar de ser muito cedo a temperatura deveria rondar os 18 graus. A humidade, essa sim, deveria andar nos 80%.

Depois, conforme planeado, subi com a Vanessa ao Wayna Picchu. Já sentia os gémeos. Bom sinal. Baixamos até Machu Picchu. A Vanessa apanhou o bus até Águas Calientes. Eu iria aproveitar para enfiar mais alguns quilómetros nas pernas.

Preferi baixar pelo estradão por onde sobem e descem os autocarros de acesso a Machu Picchu. Segundo o guia a distância por estrada até Águas Calientes era de 7 km (na realidade foram 9 km). Se baixasse pelo caminho por onde havia subido de manhã iria percorrer uma distância menor e iria destroçar os joelhos.

Assim, foi sempre a descer… Para a frente e para trás…

De vez em quando lá passava por mim um autocarro. Numa das curvas, tal era o zigzag, consegui mesmo ultrapassar um!

Vou olhando para o Putucusi, a elevação à minha frente, e vou observando a diminuição de cota. Está abafado. À minha volta só vejo verde e o estradão de terra batida. Lá em baixo vejo os comboios estacionados no fundo do vale. O barulho das águas bravas do rio Urubamba vai aumentando de volume.

Finalmente aterro em Águas Calientes. Penso na diferença que a altitude provoca no esforço.

PS: escrevo este post no comboio que faz a ligação Águas Calientes – Cusco. No banco ao lado está um casal que, de x em x tempo, vai inalando pequenas porções de Oxi Shot, um spray de inalação com O2 que se vende por aqui nas farmácias. Acho que em algumas provas um shot destes ía saber mesmo bem…

Já anoiteceu. A carruagem está cheia de melgas, pequenos mosquitos e borboletas. A luz do ipad atrai a bicharada. Acho que vou desligar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s